O ISEG, escola aberta à sociedade

Os valores que nos caracterizam enquanto pessoas e instituição - pluralismo, criatividade, ciência, iniciativa, multidisciplinaridade, abertura ao mundo, ligação à sociedade portuguesa, cultura - sempre foram uma imagem de marca da nossa escola. Assim, ambicionamos que o ISEG seja uma escola confortável e um espaço de liberdade num contexto de equidade e de formação ampla do indivíduo, em que se incluem a ética académica e no relacionamento, as atividades culturais, desportivas e outras. Desta forma:

  • O ISEG deve participar de forma ativa e coordenada nos debates relevantes na presente situação de crise da sociedade portuguesa, utilizando as várias instituições nele sediadas com esse fim. A diversidade de opiniões e saberes que o ISEG congrega deve ser eficazmente comunicada à sociedade portuguesa. Para além da atividade docente, os contributos que os docentes do ISEG dão à sociedade e o serviço que lhe prestam devem ser devidamente percecionados por todos. O site do ISEG deve incluir uma secção de fácil reconhecimento e acesso em que os diversos contributos estejam presentes de forma sistematizada (a título de exemplo, pode incluir-se o Índice ISEG e a associada síntese de conjuntura, os dados produzidos pelo Budget Watch, estudos sobre temas particularmente relevantes para a sociedade portuguesa de hoje, como o envelhecimento, a pobreza, a internacionalização, a inovação, ou as PME’s, etc.).
  • Será necessário estabelecer, em consonância com o conselho científico e o conselho de escola, uma política de apreciação de propostas para doutoramentos honoris causa.
  • Deverão continuar a ser estimuladas as diversas atividades culturais como fator diferenciador do ISEG. A presença das várias artes e da literatura fazem da nossa escola um local de formação mais completa, em que se cultiva o espírito, necessariamente crítico, a imaginação e a pluralidade dos pontos de vista. As artes deverão continuar a ser acolhidas na nossa escola, porventura com mais ênfase, e com o impulso da pertença a uma universidade com ainda mais recursos. Tentaremos envolver os estudantes de forma mais ativa nestas iniciativas, adequando-as aos seus interesses.
  • Deveremos também cultivar as atividades desportivas, fundamentais para o corpo e para o espírito saudável, e também para o fortalecimento da nossa identidade e do espírito de equipa. Os estudantes serão chamados a participarem nestas atividades, à semelhança do que sucede no projeto ISEGuíadas.
  • Abriremos o museu do ISEG dedicado a exposições, quer permanentes quer temporárias, do património da Escola.
  • Garantiremos que os nossos estudantes tenham, para além dos conhecimentos imprescindíveis em economia e gestão, uma consciência ética e social, que se possa manifestar, nomeadamente, em atividades de solidariedade e/ou voluntariado na comunidade que nos rodeia.
  • A nossa escola deverá ser uma instituição moderna e desburocratizada, que investe na inovação dos procedimentos, tornando obsoleta a época em que "os alunos fazem requerimentos em papel". Foram dados passos muito importantes nos últimos anos e esse caminho deve ser seguido com afinco.
  • O ISEG não poderá esquecer os seus antigos alunos, que deverão ser chamados a colaborar ativamente para uma maior visibilidade externa da escola. Queremos que os nossos antigos alunos se sirvam da escola como de uma segunda casa, mas que também sirvam o ISEG e os seus atuais alunos. Para isso o ISEG deve continuar a apoiar e a envolver-se ativamente nas atividades desenvolvidas pela AAA/ISEG (Associação de Antigos Alunos do ISEG). Deve promover-se a partilha de informação entre o ISEG e o IDEFE para que a AAA/ISEG incremente esta continuada ligação aos alunos e destes à escola quando passam à qualidade de antigos alunos. 
Trabalharemos para que Estudantes, Professores, Investigadores e Funcionários não docentes, se
afirmem, deixem marca, e nos orgulhem ainda mais do que nos orgulhamos do nosso passado.