Os docentes do ISEG

A nossa escola tem o privilégio de contar com um corpo docente preparado, experimentado, apreciado e bem classificado pelos estudantes. A inexorável corrida do tempo ameaça a preservação destas qualidades, e torna-se imperativo assegurar o rejuvenescimento do corpo docente. Desejamos que cada um dos nossos docentes, cuja diversidade de perfis nos enriquece, se realize profissionalmente ao dar ao ISEG o seu melhor contributo. Importa, ainda, impedir a captação por parte de outras instituições de docentes que são valiosos para a nossa escola, e motivar os que aqui prestam um valioso serviço. 

  1. No que concerne às expetativas de evolução do corpo docente, consideramos que:
  • A gestão da Escola deve prosseguir uma estratégia de fixação do corpo docente, seguindo uma política de abertura de concursos para professor associado e professor catedrático para todas as áreas científicas da escola de forma a preencher os requisitos do ECDU. Idealmente estabelecer-se-á um calendário, tendo em conta os currículos dos docentes da escola, a estrutura do corpo docente de cada área científica e os requisitos para obtenção das acreditações.
  • O ISEG deve ainda recorrer ao mercado internacional (job market) para a contratação de novos docentes, nomeadamente professores auxiliares, sempre que haja possibilidade de renovação do corpo docente.
  • Neste contexto, deve pois ser considerado prioritário o recrutamento de professores auxiliares para substituir os docentes que se aposentam. Esta é também uma questão de equidade inter-geracional: é necessário estabelecer-se um equilíbrio na estrutura etária do corpo docente.
  • É necessário estabelecer, em consonância com o conselho científico, uma política de apreciação da contratação de professores nas diferentes categorias de professores visitantes e convidados.
  • Para que os docentes do ISEG sintam maior orientação na forma como conduzem as suas múltiplas atividades, será importante fazer-se uma experiência-piloto de teste ao modelo de avaliação do pessoal docente, aprovado pelo Conselho de Escolha, procedendo-se aos ajustamentos necessários antes da sua implementação.
  • É importante garantir-se  a inversão da situação atual de desatualização dos dados do “Servdoc” face ao serviço docente efetivo dos professores do ISEG. A sua inserção no “Aquila” terá de ser concretizada a breve prazo.
  • Deve preservar-se a tolerância, a diversidade de opinião e a não discriminação como princípios. Em particular, estaremos atentos à construção de uma escola paritária em termos de género, na qual as mulheres se sintam devidamente representadas, valorizadas e reconhecidas.
  1. Relativamente à qualidade de vida profissional do corpo docente do ISEG, consideramos que:

  • Dever-se-á manter e generalizar a redução das horas letivas em resultado de uma maior produtividade científica e como incentivo aos recém-doutorados.
  • É justificada uma ajustada política de distribuição de serviço docente, permitindo a utilização de saldos positivos acumulados.
  • Importa analisar formas de diferenciar as cargas horárias de composição distinta tendo em conta não apenas o número de horas lecionadas, mas também o número de diferentes disciplinas lecionadas, os diferentes graus/ciclos de ensino e a língua de lecionação.
  • Se possível, e sempre considerando devidamente as implicações pedagógicas, deverão ser criadas condições para a concentração de trabalho docente num único semestre, para os docentes que assim o desejem, tendo em vista objetivos de investigação.
  • É também útil equacionar, dentro dos necessários constrangimentos letivos, que a carga docente seja mais concentrada em menos dias da semana.
  • Importa melhorar as condições logísticas de trabalho, reduzindo sempre que possível o número de docentes a tempo integral por gabinete e fazendo melhor uso dos gabinetes vazios.
  1. Na prossecução do aperfeiçoamento da formação do corpo docente, consideramos que:
  • Deve prosseguir-se a atual política de autorização de licenças sabáticas, sempre que haja condições para tal.
  • A escola deve criar condições para os seus docentes melhorarem as suas qualificações em áreas cruciais, seja no domínio do inglês, nos métodos econométricos, na colocação de voz, ou em novas tecnologias e métodos de ensino.
  • É útil promover e facilitar o intercâmbio de docentes (visiting positions) em outras universidades internacionais.
  1. Como formas de contrariar a perda de rendimento que o corpo docente do ISEG tem sentido nos últimos anos, melhorando as suas condições de vida, consideramos que é imperativo manter a política de reforço dos cuidados de saúde aos docentes do ISEG, através da manutenção do seguro de saúde, bem como da presença do médico dois dias por semana. Saliente-se a necessidade de articulação desta medida com a gestão do IDEFE, S.A..